O Serviço de Empréstimo Interbibliotecas (EIB) tem como objetivo obter o empréstimo de obras ou a reprodução de documentos, não existentes no fundo documental da Biblioteca.
Utilizadores
Todos os utilizadores internos da Biblioteca: docentes, alunos, investigadores e funcionários da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Documentos permitidos
Podem ser solicitados, livros, capítulos ou partes de livros, artigos de revista, atas de congressos, teses. Nem todas as Bibliotecas emprestam todo o tipo de documentos.
Documentos excluídos
Números inteiros de revista, obras de referência (dicionários, enciclopédias…), manuais escolares de consulta local e, em algumas Bibliotecas, obras recentes ou publicadas nos últimos 3 anos.
Como utilizar o serviço
Antes de solicitar qualquer documento, é muito importante que o utilizador pesquise no Serviço de Descoberta e no catálogo, para se assegurar que o documento não existe nas coleções impressas ou digitais da Biblioteca.
Pesquisar catálogo
Pesquisar Dicovery Service
Pesquisar outras Bibliotecas
Responsabilidade
O utilizador é responsável pela devolução atempada e em bom estado de conservação das obras emprestadas, ficando a seu cargo também a reposição de obras perdidas ou danificadas no acto de EIB.
O utilizador deve respeitar os prazos e condições do empréstimo, que são estabelecidas pela Biblioteca fornecedora.
Os atrasos na devolução dos livros ou o seu não levantamento pelo utilizador podem implicar sanções.
Contactos
Telef.: 00351 217 984 680
Preço
O serviço de empréstimo interbibliotecário não é gratuito.
O utilizador é responsável pelo pagamento do preço fixado pela Biblioteca fornecedora, acrescido dos portes de correio necessários à devolução da obra ou ao pagamento da reprodução.
A reprodução digital de artigos ou partes de livros é geralmente taxada como a reprodução em papel.
Os pagamentos são efetuados na Tesouraria da Faculdade de Direito, após comunicação da Biblioteca.
Todas as obras são devolvidas pela Biblioteca, com o pagamento em IFLA ILL vouchers, através de correio registado e com aviso de recepção.
Preço fixado pela Biblioteca fornecedora + portes de correio
Preço fixado pela Biblioteca fornecedora