A Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa está ligada à criação da Faculdade pela Lei orçamental de 30 de junho de 1913 e a sua organização teve início em janeiro de 1914, sob a direção do então Professor Bibliotecário, Prof. Doutor Fernando Emídio da Silva.
A coleção inicial foi constituída graças a duas importantes doações: a doação da biblioteca do antigo Ministério do Reino e a doação do Ministério da Instrução das bibliotecas de Andrade Corvo e de Pereira Carrilho. Simultaneamente, a Biblioteca adquiria também vários livros e documentos oficiais e, mais tarde, as livrarias dos juriconsultos Pereira e Sousa e Mendonça Cortez, a parte política da biblioteca do antigo Secretário-Geral dos Negócios Estrangeiros Sousa Monteiro e parte da biblioteca do Prof. Doutor Marnoco e Sousa.
Uma das mais importantes bibliotecas jurídicas nacionais, a Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, assume-se como um centro activo de recursos de informação jurídica que procura apoiar a qualidade do modelo de ensino praticado na escola em que está inserida.
Galeria de Professores Bibliotecários
Professores Bibliotecários (1914-)