Web of Science

Acesso off campus

Web of Science
A Web of Science é uma plataforma que permite o acesso integrado a bases de dados referenciais, como a Web of ScienceTM Core Collection, Current Contents Connect, Derwent innovations Index, MEDLINE e SciELO Citation Index, assim como ao Journal Citation Reports e aos Essential Science Indicators.

Aceder à base de dados

Como bases de referência bibliográfica, não contêm o texto integral dos documentos (embora exista em muitos deles a possibilidade de acesso a esse texto via b-on), mas é possível ver quantas vezes um artigo foi citado, quem o citou e em que artigos foi citado, assim como os artigos citados por um determinado autor, permitindo estabelecer quais os artigos relacionados e as ligações entre eles.

Índices de citação de Artes & Humanidades – lista de revistas
Índices de citação de Artes & Humanidades – lista de assuntos


Integra as seguintes bases de dados:

Web of Science Core Collection que é um conjunto de bases de dados de Índices de citações, como:
Science Citation Index Expanded (registos desde 1900)
Social Sciences Citation Index (desde 1956)
Arts & Humanities Citation Index (desde 1975)
Conference Proceedings Citation Index – Science e Conference Proceedings Citation Index – Social Science & Humanities (ambas com registos desde 1990).

Current Contents Connect é uma base de dados multidisciplinar que permite o acesso a informações completas de índices, sumários e informações bibliográficas de revistas, livros e comunicações em conferência. Estas revistas, livros e comunicações são agrupadas por áreas temáticas (Agricultura, Biologia e Ciências Ambientais, Medicina Clínica, Ciências da Vida, Física, Química e Ciências da Terra, Engenharia, Computação e Tecnologia e Artes e Humanidades).

O Derwent Innovations Index é uma ferramenta de pesquisa que fornece acesso a registos de patentes com links para as patentes citadas e as que fizeram a citação, os artigos citados e as fontes de dados de patentes com texto integral.

A MEDLINE é a base de dados bibliográfica do U.S. National Library of Medicine® (NLM®), que abrange tópicos de ciências da vida e biomedicina. É possível encontrar referências de periódicos, jornais, revistas e grupos de discussão.

O SciELO (Scientific Electronic Library Online) Citation Index foi projetado para facilitar a descoberta, o uso e a atribuição de literatura académica em ciências, ciências sociais, artes e humanidades publicada nos principais periódicos de acesso aberto da América Latina, Portugal, Espanha, África do Sul e Caraíbas.

O Journal Citation Reports (JCR) é um recurso que permite a avaliação e comparação de periódicos científicos através da determinação de vários índices bibliométricos. A pesquisa pode ser realizada para um periódico específico, para um grupo de periódicos por categoria, editor ou país, ou para todos os periódicos, permitindo conhecer a sua influência/importância no mundo da investigação. O Fator de Impacto (“Impact Factor”) de um periódico indica a frequência média com que um artigo de um periódico é citado em um determinado ano. É calculado pelo quociente entre o número de citações num determinado ano (o ano JCR) a artigos publicados na revista nos dois anos precedentes e o número total de artigos publicados na revista no mesmo período de tempo.

A ferramenta Essential Science Indicators, permite a consulta a “Rankings de citações” por cientistas, instituições, países e periódicos por áreas de investigação. Permite também a análise de quais as principais tendências de investigação em cada área.

X