Computadores


Os computadores disponíveis nas Salas de Leitura são de livre acesso e destinam-se à consulta do catálogo SIBUL e  dos sites da Biblioteca e da Faculdade de Direito.

Os computadores da pesquisa jurídica situados junto ao Balcão de Atendimento destinam-se exclusivamente à pesquisa em bases de dados e recursos externos à Biblioteca. Estão ainda equipados com editores de texto.

icon_print
É  a partir destes computadores que são feitas as impressões. Para mais informação consulte Fotocópias e Impressões.

Pode trazer o seu computador pessoal. A Biblioteca dispõe de ligações eléctricas e de conectividade à rede informática da FDUL. Mas, neste último caso, deve trazer consigo um cabo de rede.

icon_wifi
Se é utilizador ULisboa ou de outra universidade, pode usar a rede wireless eduroam para conectar o seu PC ou dispositivo móvel. Basta introduzir as suas credenciais da conta campus.
Se é utilizador externo, pode aceder à rede wireless Guest-Ulisboa. Solicite as credenciais de acesso no balcão de atendimento da Biblioteca

Através do Projeto Netversia, a Biblioteca disponibiliza 2 computadores portáteis aos alunos, docentes e funcionários da Faculdade de Direito.

destinatarios
Destinatários

O empréstimo dos computadores portáteis é reservado exclusivamente aos utilizadores internos da FDUL (alunos, docentese funcionários).


Pedido de empréstimo

O pedido de empréstimo dos computadores portáteis, a sua devolução e reserva são efectuados no balcão de atendimento mediante preenchimento de requerimento.
Os utilizadores podem efectuar a reserva prévia dos computadores portáteis com uma antecedência máxima de 48 horas.

O empréstimo inclui o seguinte equipamento: 

  • 1 computador portátil
  • 1 carregador

icon_duracao
Duração do empréstimo

  • o empréstimo de computador faz-se pelo período máximo de um dia (24h)
  • o utilizador pode optar pelo empréstimo fracionado: período da manhã (9h-14h), período da tarde (14h-19h) ou o dia inteiro (9h-20h)
  • Findo o período de utilização acordado, o utilizador está obrigado à devolução do computador portátil no balcão de atendimento da Biblioteca até 30 minutos antes do seu encerramento
.
O incumprimento da hora de devolução implica a suspensão do direito de empréstimo do equipamento nas 48 horas úteis seguintes.

utilizacao_
Utilização

  • o equipamento destina-se a ser utilizado exclusivamente para fins de estudo e de investigação
  • é utilizado unicamente pelo seu requisitante, o qual garante a sua segurança, integridade e condições de operacionalidade
  • a utilização dos computadores portáteis só é permitida no espaço da Biblioteca (Salas de Leitura e Gabinetes de Investigação)
  • é proibida a instalação de programas ou aplicações (software) no equipamento
  • é proibida a instalação e remoção de hardware do equipamento
  • durante o período de utilização, os sons do equipamento devem estar desligados, a não ser que  o utilizador possua auscultadores e não perturbe os demais utilizadores
  • os ficheiros produzidos pelos utilizadores devem ser guardados em dispositivos externos como pen drive ou discos externos. Todos os ficheiros criados serão apagados no final de cada utilização e sempre que for realizada a manutenção periódica pelo Gabinete de Informática
  • avarias ou problemas detectados pelo utilizador no computador portátil, devem ser comunicados ao Balcão de Atendimento da Biblioteca.
.

responsabilidade
Responsabilidade

O furto, perda ou danos causados no equipamento por uma utilização incorrecta do utilizador implicam a indemnização do valor do equipamento ou da sua reparação.

Os utilizadores que infrinjam estas regras podem ainda ser passíveis de procedimento disciplinar ou criminal se tal o exigir.

X